Projeto de pesquisa
Transdisciplinaridade no Ensino Médio
Este projeto de pesquisa propõe, sob a forma de material didático e oficinas, um projeto transdisciplinar que integre conteúdos curriculares da educação secundária, elegendo-se, para isto, certos eixos. Optamos por dois deles: Cálculo Diferencial e Integral; Lógica e Aritmética. Previamente, realizaremos uma análise de conteúdo de materiais didáticos e outras fontes e avaliaremos o conhecimento e as dificuldades de estudantes matriculados ou recém-egressos do Ensino Médio em relação aos conteúdos que serão estudados. A transdisciplinaridade dos conteúdos será explorada nas análises, nas avaliações e na confecção dos recursos didáticos. Os procedimentos de análise dos dados sob a ótica da transdisciplinaridade serão definidos com o auxílio do marco teórico da Semiótica Social, integrado com outros conhecimentos da área de Educação em Ciências e Matemática.
Projeto de pesquisa
Textos de divulgação científica na formação do professor de Ciências
O principal objetivo desta pesquisa é o de propor um curso de técnicas de produção de textos de divulgação científica (TDC) para a formação inicial e continuada de professores de Ciências e Matemática. Entre os objetivos parciais que nos possibilitarão atingir o objetivo geral, estão: analisar TDC das diversas fontes e dos diversos veículos de comunicação; identificar características, como objetivos e estrutura textual, dos textos mais adequados para uso em sala de aula na Educação Básica; aplicar o curso proposto para professores de Ciências e Matemática em formação inicial ou continuada, visando a entender como os objetivos de melhorar a redação e o uso de TDC por tais professores é atingido; analisar a aplicação do curso, visando a identificar características positivas e negativas das produções dos cursistas e, se necessário, retornar à fase de elaboração. Pretende-se, com isto, favorecer nos professores o uso de uma linguagem que facilite a comunicação entre eles e seus alunos visando a um melhor entendimento dos conteúdos científicos e matemáticos.
Projeto de extensão
Transdisciplinaridade no Ensino Médio: o Cálculo na convergência
O presente projeto se constitui de três etapas, a saber: a) elaboração de material didático transdisciplinar para o Ensino Médio, tendo como eixo de convergência o Cálculo Diferencial e Integral; b) aplicação do material produzido em uma oficina para alunos do Ensino Médio regular das redes pública e privada do Distrito Federal e entorno; c) avaliação do curso, correção e aperfeiçoamento do material e disponibilização na internet.